Ao menos 320 servidores-atletas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) iniciaram, na tarde desta terça-feira (23), as disputas dos Jogos Internos da Corte de Contas 2024 (JITCE 2024). As equipes Boto, Jacaré, Onça e Tucano disputam 24 modalidades diferentes, como futebol, vôlei, corrida, entre outros.
A competição, idealizada e realizada exclusivamente durante a gestão da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, tem entre seus principais objetivos promover o estímulo à saúde por meio da prática esportiva.
“Os Jogos Internos são um incentivo à adoção de hábitos saudáveis e serão uma grande oportunidade para que servidores, estagiários e demais funcionários do Tribunal de Contas possam, por meio de uma competição sadia, se divertir com a prática esportiva, promovendo a construção de um bem-estar coletivo. Desejo boa sorte a todos e bons jogos”, destacou a conselheira-presidente.
O servidor James Cardoso Soares, da Diretoria do Ministério Público (DIMP), conta que a prática esportiva faz a diferença para a sua saúde e ajuda inclusive na sua mobilidade. Soares é cadeirante e chegou a jogar profissionalmente a modalidade tênis de mesa.
“O esporte é muito importante, principalmente para o servidor público, pois o esporte traz muitos benefícios, tanto de saúde, quanto na parte social e mental, já que o servidor irá se descontrair, irá conhecer outros participantes. Quanto aos jogos internos, temos que nos preparar para fazer bonito”, destacou o servidor.
O estudo ‘Políticas Públicas de Atividade Física – Análise de Documentos Governamentais’ em âmbito Mundial, de 2022, realizado pelo Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, destaca a importância do incentivo à atividade física no âmbito do trabalho como uma estratégia para melhorar a saúde da população.
Os jogos internos continuam até o dia 13 de maio, data que marca o encerramento da competição que contará com a participação da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.
Foto: Joel Arthus