PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Estudantes do Instituto Amazônico de Ensino Superior realizam de visita técnica no TCE-AM
23/06/2022 14:11 em Novidades

Para conhecer as dependências físicas e a estrutura organizacional do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), um grupo de ao menos 15 estudantes do primeiro período do curso de Direito do Instituto Amazônico de Ensino Superior (Iames) participou, na manhã desta quinta-feira (23), da 2ª visita guiada promovida pela Escola de Contas Públicas (ECP) à sede da Corte de Contas amazonense.

A visita faz parte do plano de tratativas elaborado neste ano de 2022, que visa a troca de experiências por meio de parcerias entre centros de ensino, faculdades e universidades e o TCE-AM, conforme explicou o coordenador da Escola de Contas, conselheiro Mario de Mello.

“Essa é a segunda visita técnica que recebemos de estudantes no âmbito desse projeto que visa aproximar ainda mais a sociedade da Corte de Contas. Ainda teremos novas visitas em breve, cumprindo o papel pedagógico do TCE-AM e tornando as dependências do Tribunal em um ambiente de ensino e pesquisa”, destacou o conselheiro-coordenador da ECP, Mario de Mello.

Durante o encontro, os acadêmicos receberam informações sobre a natureza jurídica,  competência, estrutural e organizacional do Tribunal, assim como sobre a estrutura e competência do Ministério Público de Contas (MPC). Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer locais do TCE-AM como a sede da ECP, o auditório, o museu, a biblioteca, a diretoria de comunicação, ouvidoria e o Plenário.

Em uma das visitas, na sede da ECP, os estudante tiveram uma palestra do auditor Luiz Henrique Mendes, que explicou todo o funcionamento do TCE-AM, com destaque para a jurisprudência na qual a Corte de Contas atua, além da composição do Tribunal Pleno e dos quadros de gestores e jurisdicionados do Tribunal. “Aqueles que optarem pela carreira pública, aqui é um órgão que oportuniza isso muito bem e gera grandes possibilidades”, destacou o auditor.

Para a professora e orientadora da visita, Jussara Pontes, a oportunidade de conhecer na prática o funcionamento do TCE-AM contribui para a formação jurídica dos estudantes. Segundo ela, o objetivo é fazer com que os estudantes tenham já no início da vida acadêmica a prática aliada à teoria estudada em sala de aula.

“Foi muito interessante de sobremaneira pela forma como os estudantes puderam ver a aplicabilidade prática daquilo que eles aprenderam de forma teórica na sala da faculdade. A turma toda teve uma boa interação com as palestras apresentadas e também por meio das visitas aos setores para ver como um órgão importante como o TCE-AM atua no controle das contas públicas”, destacou.

Em maio, o TCE-AM recebeu a visita técnica de acadêmicos do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá. Novas visitas devem acontecer em breve, com outras instituições de ensino do Amazonas.

COMENTÁRIOS